Psicanálise

“As mais desagradáveis características do homem são geradas por esse ajustamento precário a uma civilização complicada. É o resultado do conflito entre nossos instintos e nossa cultura”.

                                                                          (Freud  1926)

 

O que é Psicanálise:

Chamamos de Psicanálise um método de investigação dos processos mentais que, através da interpretação do analista, possibilita àquele que busca entendimento sobre si, encontrar-se naquilo que diz.

 

A quem se destina: 

A Psicanálise destina-se a pessoas que passam por conflitos emocionais ou que visam um aprimoramento no conhecimento de seus desejos e afetos.

 

O homem desenvolve recursos para viajar pelas estrelas, dividir o átomo, etc., mas ainda permanece no profundo desconhecimento da sua Alma, não consegue ser dono da sua vida e muito menos dos seus menores desejos.

 

A psicanálise é uma prática da fala. Seus dois parceiros são o analista e o analisante, presentes a uma mesma sessão psicanalítica. O analisante fala do que o trouxe, seu sofrimento, seu sintoma. Esse sintoma é articulado à materialidade do inconsciente, que é feito de coisas ditas ao sujeito, que lhe fizeram mal, assim como de coisas impossíveis de dizer, que o fazem sofrer. O analista pontua os dizeres do analisante e lhe permite compor o tecido de seu inconsciente. Os poderes da linguagem e os efeitos de verdade permitidos por ele - aquilo que se chama interpretação – são o próprio poder do inconsciente. A interpretação se manifesta tanto do lado do analisante quanto do lado do analista. Um e outro, porém, não têm a mesma relação com esse inconsciente, pois um já efetuou a experiência dele o outro não.