Medo de Dirigir

08/02/2010 09:41

O ato de dirigir um veículo tornou-se uma necessidade e o não dirigir promove discriminação e desrespeito pelo meio social, e até familiar. Entrar no carro, dar partida, engatar a marcha e dirigir até o trabalho, supermercado, shopping e padaria é um hábito comum para muitas pessoas. Porém, o que é habitual para essas pessoas é uma aflição para outras.

O medo de dirigir é comum para muitas pessoas e faz parte do dia a dia, entretanto muitas pessoas não procuram ajuda e acabam vivendo dependentes e repleta de privações.

Certamente, todo mundo conhece alguém que possui habilitação, tem um automóvel, mas não dirige. O medo de dirigir está associado aos transtornos de ansiedade, que acabam provocando limitações, baixa auto estima e dependência. O estado de apreensão é tão significativo e incontrolável que as pessoas acabam desistindo de dirigir. Podem, muitas vezes, inventar desculpas para evitar essa situação ansiôgena e criticas dos que as rodeiam, "esse carro é muito grande, vou comprar um menor"; "condução publica é muito mais econômica"; "prefiro andar, é mais saudável".

Dirigir não é só uma necessidade, é uma atividade para nosso bem estar e para nossa liberdade.

Como devo enfrentar o medo? O primeiro passo é assumir, não sentir vergonha e procurar ajuda, pois é um problema que não é impossível de se resolver. Não tente continuar sozinho, forçar a barra, sem apoio psicológico adequado, só vai provocar mais ansiedade e aversão de dirigir. Atualmente, existem auto-escolas com psicólogos especializados em medo de dirigir.

Dicas

  • Faça algum tipo de atividade física
  • Treine a respiração, a ansiedade leva a respiração rápida e curta.
  • Respire fundo!
  • Faça uma Psicoterapia, auto conhecimento.